top of page

Ortopantomografia

Ortopantomografia convencional é  uma técnica radiográfica que produz uma única imagem tomográfica da maxila e mandíbula e das suas estruturas de suporte, com uma única exposição aos Raios X. Essa é uma variante curvilínea da tomografia convencional e também se baseia no princípio de movimento  recíproco da fonte de raios X e  de um recetor da imagem ao redor de um plano ou ponto central, denominado plano  de corte, no qual se localiza o objeto de interesse.


A ortopantomografia oferece inúmeras vantagens quando comparada ao exame radiográfico intraoral periapical. É um exame útil e bastante  prático para complementar o exame clínico de diagnóstico dentário (cáries ou doenças endodônticas) e dos ossos da face. Através desse exame, o Médico Dentista pode visualizar todos os dentes de uma só vez, inclusive os que ainda não estão erupcionados, cáries,  fraturas dentarias, infeções, patologias ósseas entre  outras.

Ortopantomografia para Implantes


A partir da ortopantomografia é feito um traçado anatômico (seios maxilares, fossa nasal, rebordo alveolar  superior e inferior, canais mandibulares e base da mandíbula) e realizada a medição da altura óssea disponível nas áreas sugestivas para colocação de implantes.

bottom of page